Kawaii


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 a lua de joana

Ir em baixo 
AutorMensagem
gatinha
membro
membro
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 27
Idade : 23
Localização : castelo do dracula
Pontos : 10991
Reputação Reputação : 0

Data de inscrição : 09/07/2008

MensagemAssunto: a lua de joana   Sab Jul 12, 2008 8:03 pm

bem isto e um livro ke eu ADORO
leio vexes sem conta
e muito giro

Este livro, de Maria Teresa Maia Gonzalez, é um livro fantástico, isto porque, é um livro para quem gosta de ler, é um livro para quem não costuma ler, mas que tem curiosidade na sua mensagem, é um livro para pais que tentam afastar os seus filhos dos maus caminhos, é um livro para filhos que acham que não podem cair em maus caminhos. É uma história infelizmente muito real e que pode acontecer a qualquer um, e que nos dias de hoje é sem duvida um problema do dia a dia, na família, no grupo de amigos, no local de trabalho, em qualquer sítio. À que ler o livro, passar o testemunho e estar atento a tudo o que nos rodeia para não entrarmos no mundo marginal da droga.

O livro "A Lua de Joana" desenrola-se à volta de três nomes principais:


. A Joana - É uma jovem da alta sociedade, que vive com os pais, irmão e avó. Passa grande parte do tempo na sua lua que lhe foi oferecida no seu aniversário. Os pais estão demasiado ocupados com as suas próprias vidas, os seus trabalhos e relegam para segundo plano as necessidades dos filhos. Joana tem um irmão, a quem chama Pré-histórico e posteriormente de traumatizado. A avó Ju é a única que se preocupa com ela. Segundo Joana, é de resto a pessoa mais ponderada na casa. Joana perdeu a sua melhor amiga, a Marta e irá acabar por perder também a sua avó. As duas pessoas de quem mais gosta.


. A Marta - É uma jovem, que não aparecendo directamente no livro, faz parte integral da história, pois todas as cartas escritas por Joana, estão dirigidas a "Querida Marta". A Marta envolveu-se com um grupo de amigos "punks" e acabou por morreu de overdose.


. O Diogo - É um jovem rebelde, devido à morte estúpida da sua irmã. Joana faz várias tentativas para se aproximar dele, pois ele é a sua paixão desde menina, mas todas em vão. Diogo sabe bem os perigos da droga, no entanto acha que é forte, que consegue controlar o seu corpo e que não irá ficar viciado.


A Lua de Joana

A Lua de Joana, escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez, conta a história de uma menina de 14 anos, chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga, Marta, que morreu de overdose. Este livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser), porque Joana escreve cartas a uma amiga que já faleceu, para que desta forma a mantenha viva na sua memória, para tentar perceber o que levou a amiga a seguir tão trágico caminho e acima de tudo para conseguir perdoar-lhe. Joana conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia-a-dia e é interessante ver o desenrolar da vida desta personagem, a sua transformação ao longo dos dias e dos anos.
Este livro mostra-nos o grande flagelo que é a droga, para as famílias, para os amigos e para a própria pessoa que se deixa envolver nessa teia.
Joana é uma excelente aluna, reconhecida por todos e acarinhada pelos professores e amigos, mas a sua melhor amiga já não faz parte da escola, já não faz parte da turma, já nem partilha a sua mesa nas salas de aula.
No decorrer desta história, Joana tenta agir com normalidade, apoiando-se sempre na sua avó que é a sua única conselheira.
Esta história é um alerta para os pais menos atentos. Os pais de Joana viam nela uma pessoa adulta responsável, logo pensavam que não tinham de se preocupar com ela e não eram propriamente uns pais presentes. O pai de Joana é um médico prestigiado, passa a vida fora em congressos, reuniões, visitas ao domicílio e raramente está presente no dia-a-dia da filha ou em casa. A sua mãe é dona de um pronto-a-vestir, vive preocupadíssima com seu outro filho, irmão de Joana, cuja relação era um tanto ou quanto crítica. Joana apelidava-o de Pré-histórico, pelos trajes e visual com que se apresentava, pela decoração do quarto que estava sempre num caos.
Há um pormenor na decoração do quarto de Joana que considero importante, no meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do tecto por uma corrente, um baloiço imaginado e construído só para Joana. Quando ela quer pensar, coloca o baloiço em posição de quarto crescente e quando está triste roda-o para quarto minguante e ali se senta até que a tristeza lhe passe.
As cartas sucedem-se e a vida de Joana vai-se alterando cada vez mais. E é com uma certa angústia que nós leitores nos apercebemos que Joana está prestes a seguir o mesmo caminho da amiga. Num passo lento, mas fatal, também Joana se deixa levar, por todos os problemas que a envolvem, uma mãe e um pai ausentes, um irmão com quem não se pode contar, a dor de ter perdido uma amiga e mais recentemente a perda do carinho e do apoio da avó.
A dada altura, sentimos vontade de gritar, de chamar Joana à razão, de lhe dar um safanão, queremos, desesperadamente, dar-lhe a mão, porque vemos que ela se está a afundar cada vez mais, sem se aperceber disso, ela que criticou e crucificou a amiga e agora caminha para o mesmo abismo, para um poço sem fundo nem retorno.
E, assim, Joana, a rapariga exemplar, na escola e em casa, envolve-se com uma amiga da Marta, a Rita, (a amiga que teria levado Marta a consumir drogas), e com o próprio irmão da Marta, o Diogo, também vítima das drogas. Porquê? A falta de apoio, a falta de atenção por parte dos pais, a falta de diálogo, a falta do carinho e do apoio da avó empurraram-na para as únicas pessoas que lhe derem atenção, a Rita e o Diogo. Ela começou a vender as suas coisas, para conseguir dinheiro, para ajudar Diogo, acabando também ela por recorrer às drogas. Um dia, olhou-se ao espelho e reparou que tinha mudado, entendendo, agora, como tão facilmente Marta se tinha envolvido com a droga. Joana tentou abandonar as drogas, mas já foi tarde de mais…
Voltar ao Topo Ir em baixo
Samy-chan
Moderadora
Moderadora


Número de Mensagens : 140
Pontos : 11061
Reputação Reputação : 0

Data de inscrição : 24/06/2008

MensagemAssunto: Re: a lua de joana   Dom Jul 13, 2008 10:15 am

Adoro, adoro, adoro, adoro! *-*
É um dos meus livros preferidos!*.*
E a mensagem que deixa nas pessoas..fantástico, mesmo!^^

_________________


Spoiler:
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Clairwinder
membro
membro
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 166
Idade : 26
Localização : Lisboa / PT
Pontos : 10995
Reputação Reputação : 0

Data de inscrição : 08/07/2008
Ficha do personagem
Desenvolvimento:
150/150  (150/150)
Estabelecimento: Ordem Negra

MensagemAssunto: Re: a lua de joana   Qui Jul 17, 2008 9:53 am

Gosto do livro, na altura gostava mais
Tem uma escrita simples, e acho que todos os jovens deviam lê-lo..
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://dizer-ouvi.blogspot.com/
Kawaii Katze
membro
membro
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 36
Idade : 23
Pontos : 10994
Reputação Reputação : 0

Data de inscrição : 08/07/2008

MensagemAssunto: Re: a lua de joana   Sex Jul 18, 2008 11:43 am

Li esse livro, no mínimo, seis vezes!*-*
é tão lindo, tão profundo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
gatinha
membro
membro
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 27
Idade : 23
Localização : castelo do dracula
Pontos : 10991
Reputação Reputação : 0

Data de inscrição : 09/07/2008

MensagemAssunto: Re: a lua de joana   Sex Jul 18, 2008 7:55 pm

so seis?
eu ja nao sei kuantas vexes li
pelo menos 7 ou 8
eu AMO esse livro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Silri
membro
membro
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 71
Idade : 23
Pontos : 10988
Reputação Reputação : 0

Data de inscrição : 10/07/2008

MensagemAssunto: Re: a lua de joana   Dom Jul 20, 2008 1:33 am

eu tambem adoro
mas so o li uma vez xD

demorei foi seculos a perceber o final.. tou a falar mesmo mesmo do fim
mas ja sei xD
Voltar ao Topo Ir em baixo
gatinha
membro
membro
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 27
Idade : 23
Localização : castelo do dracula
Pontos : 10991
Reputação Reputação : 0

Data de inscrição : 09/07/2008

MensagemAssunto: Re: a lua de joana   Dom Jul 20, 2008 7:47 pm

se vires o livro "os herdeiros da lua de joana"percebes tudo
pelo menos eu consegui
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: a lua de joana   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
a lua de joana
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Evangélicas nuas: Blogs reúnem fotos de supostas evangélicas peladas ou em poses sensuais e causam polêmica

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Kawaii :: Anime/ Manga :: Filmes, series, games, etc-
Ir para: